Foi aprovado nesta terça-feira (07/08) pela Comissão de Educação da Assembléia Legislativa do Rio Grande do Sul o projeto de lei 361/2006 proposto pelo deputado José Sperotto, líder partidário do Democratas no Parlamento gaúcho. O projeto que torna a Ponte Centenária de Feliz, no Vale do Caí, bem integrante do Patrimônio Histórico e Cultural do Rio Grande do Sul, será votado em Plenário pelos deputados estaduais nos próximos dias.
Por volta de 1900, o governo Federal importou da Bélgica uma ponte metálica desmontável que serviria para transpor o Rio Caí no município de Feliz, via ferroviária, pois a região era estratégica para o escoamento da produção colonial e para o transporte de mercadorias vindas dos centros produtores para abastecer as colônias. A ponte de ferro de Feliz substituiu a antiga balsa que havia próximo ao local, na época o único caminho entre Porto Alegre e a Região Serrana. Hoje, a ponte liga o centro da cidade aos bairros Imatiel, Escadinhas, Roncador e Picada Cará.
Conforme o professor e historiador Izidoro Roque Gauer é importante preservar e proteger, pois só houve crescimento e progresso no Vale do Caí e na Serra graças a construção da ponte. "Não podemos deixar que esta ponte, que tem valor histórico inestimável e que serviu para transportar a produção fique esquecida", afirmou Sperotto.
(Por Nilton Santos, Agência de Notícias AL-RS, 07/08/2007)