O Secretário-Geral da ONU, Ban Ki-moon, pediu o fim das armas nucleares durante uma cerimônia para marcar os 62 anos da explosão da bomba atômica na cidade de Hiroshima, no Japão. O ataque ocorreu em 6 de agosto de 1945, três dias antes de uma segunda bomba explodir em Nagasaki, também no Japão.
A mensagem foi entregue pelo alto-representante das Nações Unidas para o Desarmamento, embaixador Sergio Duarte. Antes de embarcar, ele contou à Rádio ONU, o teor do comunicado de Ban Ki-moon. “Ele não apenas presta uma homenagem aos milhares de mortos com a explosão da bomba atômica em Hiroshima, mas também faz um apelo para que as armas nucleares sejam banidas e que não haja mais possibilidade que um acontecimento dessa natureza volte a se repetir”, disse.
O chefe de desarmamento da ONU falou ainda que apesar de as armas nucleares continuarem existindo, o trabalho de abrir mão delas deve ser um exercício de diálogo constante entre as partes envolvidas. Uma cerimônia semelhante deve ocorrer na cidade de Nagasaki nesta quinta-feira. Cerca de 140 mil pessoas morreram em Hiroshima e mais de 70 mil em Nagasaki durante a explosão das bombas pelos Estados Unidos.
(
Envolverde/Rádio ONU, 06/08/2007)