Líder mundial em sistemas para processamento, envase, distribuição e embalagens longa vida, a Tetra Pak está dentro de sua meta para redução das emissões de CO2 em 10%, em termos absolutos, até 2010, de acordo com o Relatório socioambiental da companhia de 2007 divulgado na sexta-feira (03/08). O relatório intitulado “Sustentável por Natureza”, demonstra o compromisso contínuo da companhia com o meio ambiente e traça metas futuras para o tema.
A Tetra Pak já reduziu suas emissões de CO2 em 4%, passando de 390.000 toneladas de equivalentes CO2 em 2005 para 373.000 toneladas em 2006. Além disso, graças às campanhas em comunidades locais por todo o mundo, um número recorde de aproximadamente 21 bilhões de embalagens foram recicladas, de acordo com o relatório.
Nos últimos anos, a Tetra Pak vem conduzindo importantes iniciativas ambientais. Em dezembro de 2005, a empresa concretizou uma parceria com o WWF® - World Wildlife Fund - e tornou-se uma das 12 corporações a apoiar o programa Climate Savers, cuja meta é eliminar 10 milhões de toneladas de emissões anuais de CO2 até 2010. Além disso, em janeiro deste ano, a Tetra Pak se juntou ao Global Forest and Trade Network* do WWF para a promoção de boa governança e práticas de gerenciamento florestal.
“Nosso compromisso se relaciona tanto com bons negócios e cidadania corporativa quanto com economia de energia. A redução de resíduos significa custos reduzidos,” afirma Dennis Jönsson, Presidente e CEO da Tetra Pak. “Além disso, como as embalagens cartonadas são compostas por aproximadamente 75% de fibra de madeira, um recurso renovável, temos interesse no gerenciamento responsável das florestas de onde advém nossa matéria-prima,” diz.
Mudanças climáticasEm 2006, a Tetra Pak reduziu suas emissões de CO2 em 4% em termos absolutos e melhorou sua eficiência energética em 6.6% (por embalagem padrão produzida). A empresa vem diminuindo o uso de energia na produção de embalagens desde 2002 apesar de ter tido um crescimento de 23% na produção. Três fábricas também adotaram a utilização de energia verde em 2006.
A meta geral da Tetra Pak é reduzir suas emissões de CO2 em 10% até 2010. Isto será obtido por meio de melhorias contínuas em eficiência energética, além da adoção da energia verde obtida de recursos renováveis.
FlorestamentoA Tetra Pak já utiliza fontes 100% conhecidas e aceitáveis para as fibras de seu papel. A meta principal da companhia é ter todo o papel de suas embalagens certificado pelo mais alto padrão – o do FSC (Forest Stewardship Council).
ReciclagemA quantidade total de embalagens cartonadas Tetra Pak recicladas em todo o mundo vem crescendo continuamente e atingiu 335.000 toneladas em 2006, um aumento de 90.000 toneladas nos últimos cinco anos.
ComunidadeA Tetra Pak obteve sucesso com seu programa Food for Development, atingindo 43 milhões de crianças em todo o mundo, que receberam leite ou outras bebidas nutritivas em embalagens Tetra Pak em suas escolas. Do total de crianças beneficiadas pelo programa, 17 milhões vivem em países em desenvolvimento. As atividades do programa Food for Development da Tetra Pak têm agido como catalisadores de desenvolvimento; iniciando, desenvolvendo e apoiando projetos em países em desenvolvimento para lutar contra a pobreza e melhorar os níveis de nutrição da população. As Nações Unidas (ONU) recompensaram a Tetra Pak por seu trabalho com o World Business Award em 2006.
Para mais detalhes ou para obter uma cópia do Relatório Socioambiental ‘Sustentável por Natureza’, acesse http://www.tetrapak.com/environmentalperformance
* O Global & Trade Network (GFTN) é uma iniciativa do WWF para eliminar a extração ilegal de madeira e melhorar o gerenciamento de florestas valiosas e ameaçadas.
(
Envolverde/Assessoria, 07/08/2007)