O Coordenador do Centro de Apoio Operacional (CAO) de Defesa do Meio Ambiente, Alexandre Sikinowski Saltz, participou, na última quinta-feira (02/08), do Seminário “Cana-de-açúcar, álcool e etanol – o Rio Grande do Sul como potência energética”.
O evento, realizado no Teatro Dante Barone da Assembléia Legislativa, teve como objetivo principal discutir a inserção do Estado no cenário energético nacional e buscar a produção de energias alternativas.
O encontro foi dividido em dois grandes painéis: Biocombustíveis - uma nova estratégia para o Rio Grande do Sul, pela manhã, e Modelos de Produção, Tecnologia e Mercado para Cana-de-açúcar, Álcool e Etanol, à tarde.
Segundo Alexandre Saltz, "É extremamente oportuno abrir essa discussão sobre novas fontes de energia limpa no momento em que se discutem questões como o aquecimento global diretamente relacionadas com a utilização de combustíveis fósseis. Mas, a preocupação do Ministério Público, até pela experiência recolhida de outros Estados é a de que a implantação desse novo modelo energético não pode se dar às custas de degradação ambiental".
Participaram do seminário o Presidente da Assembléia Legislativa, Frederico Antunes, o Coordenador-Geral de açúcar e álcool da Secretaria de Produção e Agroenergia do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento, Alexandre Strapasson, o Ex-Secretário de Tecnologia Industrial do Ministério da Indústria e Comércio, José Walter Bautista Vidal, a Presidente da Caixa RS, Susana Kakuta; e representantes de empresas e cooperativas.
(Ascom MP-RS, 07/08/2007)