Um dia de comemoração. Assim a secretária da Administração e dos Recursos Humanos do Governo do Estado do RS, Maria Leonor Luz Carpes, definiu o ato de assinatura de doação da área de 40 hectares da Fundação Zoobotânica do Rio Grande do Sul para o governo do Estado, realizado na tarde desta segunda-feira (06/08). A transferência da escritura do terreno para o Estado tem a finalidade de regularizar a Vila Juliano Moreira, onde hoje vivem 134 famílias.
Logo após a assinatura, o presidente da Associação de Moradores da Vila Juliano Moreira, Jorge Souza, classificou o momento como histórico, já que a transferência desta área possibilitará buscar solução para dois problemas graves, o de falta de esgoto e o de pavimentação. O diretor de Regularização Fundiária da Secretaria da Habitação, Beroci Godoy, explicou que esse trabalho de melhoria da área será possível a partir de parcerias com órgãos do município de Porto Alegre, como o Departamento Municipal de Habitação (Demhab).
O presidente da Fundação Zoobotânica do Rio Grande do Sul, Luiz Gheller, destacou que a área doada é privilegiada por sua localização e lembrou que a parceria de diversos órgãos do Estado é que possibilitou beneficiar os moradores do local. “Vencemos uma etapa”, disse o presidente da Fundação.
A parceria também foi destacada pelo secretário adjunto do Meio Ambiente, Francisco Simões Pires. “O momento é significativo pela seriedade com que o Estado trata questões cruciais, como o assentamento de famílias, realizado com dignidade e responsabilidade. Fico feliz por estar participando deste momento”, disse Pires.
O secretário adjunto da Habitação, Luiz Zaffalon, salientou que o processo de regularização fundiária é complicado justamente por envolver dramas de famílias. “Nossa orientação aos técnicos da Secretaria que trabalham nessa área tem sido sempre a de ouvir as pessoas necessitadas e procurar resolver os problemas deles da melhor forma possível, para que o Estado jamais seja empecilho”, explicou.
(Ascom Governo do Estado do RS, 06/08/2007)