Agora os 7 milhões de usuários da Corsan, nas 356 localidades em que detém o Contrato de Programa, podem saber a qualidade da água que é servida em suas residências. A Corsan disponibiliza pela Internet o Laudo de Qualidade da Água Distribuída, que mostra o resultado das análises realizadas pelos laboratórios da Companhia do produto servido a seus clientes.
Conforme o presidente da Companhia, Mário Freitas, a Corsan tem orgulho dos serviços que presta à comunidade rio-grandense nestes 41 anos de existência. "A água que levamos ao lar dos gaúchos passa por inúmeras etapas de tratamento e análises antes de chegar às torneiras de nossos usuários. É mais de 1,2 milhão de análises por mês nas 170 Estações de Tratamento de Água e nos 756 poços, o que nos dá a garantia de fornecer um produto dentro dos padrões de qualidade exigidos pela Organização Mundial da Saúde e pela Portaria nº 518/04, do Ministério da Saúde", destacou o presidente.
O secretário da Habitação, Saneamento e Desenvolvimento Urbano, Marco Alba, ressalta que a determinação da governadora Yeda Crusius foi para que os órgãos da administração direta e indireta trabalhem com eficiência e transparência buscando a participação de todos gaúchos no processo de gerenciamento destas empresas e órgãos estatais. "Queremos que todos fiscalizem nossas ações assim como façam críticas e colaborem com sugestões ao nosso desempenho para que possamos, a cada dia, aprimorar nosso trabalho."
Mário Freitas disse ainda que o Rio Grande do Sul detém os índices de menor mortalidade infantil e de melhor qualidade de vida do Brasil, "indicador este que muito se deve a excelente qualidade da água servida no Estado. Com este serviço inédito da Corsan, todos poderão verificar a autenticidade de nosso produto".
Para saber a qualidade da água de sua residência, basta acessar o site da Corsan (www.corsan.com.br), no link auto-atendimento, e preencher os campos marcados com o código do imóvel e mês de competência. O serviço está disponível 24 horas por dia.
(Ascom Governo do Estado do RS, 06/08/2007)