O secretário do Desenvolvimento e dos Assuntos Internacionais, Nelson Proença, recebeu em audiência, na manhã desta segunda-feira (06/08), uma comitiva de representantes de 12 municípios que apresentou ao secretário projetos que aliam produção de alimentos com geração de energia.
O foco da reunião foi o aproveitamento da produção de cana-de-açúcar e soja para a produção de biocombustíveis por pequenos agricultores e produtores assentados.
Proença propôs que os projetos industriais sejam apresentados à CaixaRS Fomento Econômico e Social, que é o agente que coordena o programa de atração de investimentos na área de energia renovável. Disse ainda que estudará outras alternativas de incentivo para promover a implementação dos projetos.
O ex-deputado estadual Frei Sérgio Görgen, um dos integrantes da comitiva, vai elaborar um grupo de trabalho para estudar a viabilidade econômica para aproveitamento da produção dos pequenos agricultores na produção de biocombustíveis.
Participaram da reunião prefeitos, vice-prefeitos, secretários municipais, o deputado estadual Adão Villaverde, o ex-deputado estadual Frei Sérgio Görgen; o presidente da Cooperbio, Romário Rosseto; o presidente da Cooperfumo, Gilberto Tutenhagen, e o coordenador do Projeto de Biocombustível da Petrobras, Júlio César Pinho.
(Ascom Governo do Estado do RS, 06/08/2007)