O Brasil e o México analisam a possibilidade de produzir petróleo em parceria em outros países, informou o presidente Luiz Inácio Lula da Silva à imprensa, no México, nesta segunda-feira (6).
"Penso que podemos fazer experiências de produção conjunta em terceiros países. O importante é avaliar as condições de financiamento de cada empresa, de investimentos em novas tecnologias e, ao mesmo tempo, de prospecção", afirmou Lula.
O presidente brasileiro garantiu que a Petrobras "tem interesse em fazer alianças com a Pemex (Petróleos Mexicanos)", respeitando, no entanto, as leis mexicanas, que não permitem investimentos privados no setor petroleiro nacional.
"É importante destacar que a Petrobras não vai dar qualquer passo que possa ferir a legislação do México. Esta é a condição 'sine qua non' para que conversações entre os dois países possam ocorrer com maior respeito e maior tranqüilidade", disse Lula.
Após uma reunião privada no Palácio Nacional mexicano, Lula e Felipe Calderón firmaram um memorando de entendimento sobre cooperação energética, além de um protocolo de intenções em ciência e tecnologia.
(
France Presse, 06/08/2007)