O presidente Luiz Inácio Lula da Silva realiza nesta semana viagem a cinco países (México, Honduras, Nicarágua, Jamaica e Panamá). Lula chegou no domingo (05/08) ao México, onde irá apresentar o programa brasileiro de biocombustíveis. O Senado mexicano avalia a adição de etanol (álcool combustível) à gasolina, o que já acontece no Brasil. "O presidente pedirá o apoio do México para a campanha de estabelecer mercado mundial para combustíveis mais limpos, mais baratos e renováveis", informou o porta-voz da Presidência, Marcelo Baumbach, em declaração à imprensa na última sexta-feira (02/08).
Na Jamaica, Lula vai inaugurar a maior usina de etanol da Jamaica Broilers Group, localizada a 50 quilômetros da capital Kingston. O investimento na usina foi de US$ 19 milhões, com participação de empresas brasileiras.
Conforme o porta-voz, a subsidiária brasileira da Companhia Bauche Energy, originária da Suíça, participou dos investimentos. O Brasil forneceu também materiais por meio da empresa Dedini.
Pela primeira vez um governante brasileiro visitará a Jamaica, Honduras e Nicaraguá. Na última parada da viagem, o Panamá, o presidente irá tratar sobre a ampliação do Canal do Panamá, que liga o oceano Atlântico ao Pacífico.
De acordo com o Itamaraty, grandes construtoras brasileiras estão interessadas em participar das licitações para a obra, que prevê a construção de duas novas eclusas em oito anos, orçadas em cerca de US$ 5,25 bilhões. O canal tem 80 quilômetros de comprimento, por onde passam 13 mil barcos por ano, reposnsáveis pelo transporte de cerca de 5% do comércio mundial.
(Por Carolina Pimentel, Agência Brasil, 06/08/2007)