Cerca de 100 mil habitantes de três comunidades de baixa renda, no município de Paulista, na região metropolitana de Recife, serão beneficiados com obras de urbanização, saneamento básico, drenagem, além de construção e reforma de moradias.
Os recursos para execução dos projetos, que totalizam R$ 47,7 milhões, são do Programa de Aceleração do Crescimento (PAC), do governo federal. O convênio que autoriza o repasse dos recursos foi assinado pelo prefeito do município, Yves Ribeiro, em julho, durante visita do presidente Luiz Inácio Lula da Silva a Pernambuco.
O secretário de infra-estrutura de Paulista, Wandelson Santos, informou que a prefeitura só está aguardando a liberação da verba, pela Caixa Econômica Federal, para iniciar os empreendimentos. “O programa é importante porque favorece as pessoas nos locais onde elas moram”, disse.
Um comitê gestor, instituído pelo prefeito da cidade, terá como atribuição fiscalizar a aplicação dos recursos do PAC. Entre as obras programadas estão a construção de um loteamento com 106 unidades habitacionais, uma policlínica, melhoria do sistema de abastecimento de água e instalação de áreas de lazer.
Serão liberados, no total, R$ 1,6 bilhão de recursos do PAC para 20 municípios de Pernambuco.
(Por Marcia Wonghon, Agência Brasil, 06/08/2007)