O Ibama foi o local escolhido para a entrega do Prêmio Seed 2007 pela Embaixada dos Estados Unidos à Ong Projeto Bagagem. O evento ocorreu ontem (06/08) no auditório I da Sede às 11h30 com as presenças do presidente do Ibama, Bazileu Margarido e do embaixador dos Estados Unidos no Brasil, Clifford Sobel.
O projeto Bagagem é uma Organização Não Governamental que atua desde 2002 e tem por objetivo melhorar a qualidade de vida de comunidades carentes em todo o Brasil por meio do turismo de base comunitária. Um dos roteiros é a Trilha Griôs na Chapada Diamantina em Lençóis na Bahia. Os roteiros são programados pelas próprias comunidades que se beneficiam com os recursos arrecadados nas viagens programadas por elas em parceria com o Bagagem. Um dos princípios básicos do Projeto é valorizar o modo de vida das comunidades, não permitindo que o turismo interfira na sua maneira de viver.
Para a sócia-fundadora e presidente do Projeto Bagagem, Cecília Zanotti, a importância desse prêmio é que ele vem como reconhecimento de uma atividade turística que é nova no Brasil. “Ele vai fortalecer tanto as comunidades que já estão praticando este tipo de turismo quanto possibilitar que a gente amplie isto para outras comunidades. A nossa idéia é realmente divulgar este tipo de turismo no Brasil para que isso se espalhe e mais gente possa viajar e mais comunidades possam ser beneficiadas”, comemora Cecília.
Os Prêmios Seed reconhecem a cada dois anos, cinco parcerias que combinam inovação e empreendedorismo em projetos voltados para desenvolvimento social sustentável de seus países. Além do Brasil, foram vencedores o Vietnã, Peru, Equador e Serra Leoa.
Quem quiser conhecer melhor o Projeto Bagagem pode acessar o
site e embarcar nessa viagem.
(
Ibama/Sede, 06/08/2007)