A Secretaria da Agricultura, Pecuária e Agronegócio (Seapa) lidera a implantação de um comitê regional de apoio ao desenvolvimento das agroindústrias familiares da Metade Sul. O comitê reúne representantes de Prefeitura de Pelotas, Fepam, Emater de Pelotas e Sindicato dos Trabalhadores Rurais, Associação dos Municípios da Zona Sul (Azonasul) e BRDE. O projeto já tem, inclusive, recursos previstos. O Ministério da Integração Nacional disponibilizou R$ 320 mil para equipamentos de produção que poderão beneficiar até 20 agroindústrias da região. Pelotas foi escolhida por ser a cidade-pólo, embora o projeto esteja aberto para vários municípios. De acordo com o coordenador do Programa Estadual de Agroindústria da Seapa, Paulo Fabres, além do apoio à comercialização dos produtos, o comitê buscará a legalização das agroindústrias já existentes. 'A iniciativa contribuirá para a criação e o desenvolvimento das agroindústrias familiares, ao mesmo tempo em que promoverá a fiscalização dos produtos da região', explica o coordenador.
Balcão de negócios
Por meio do comitê, também será criado o Balcão da Agroindústria no Mercado Central de Pelotas, que está em processo de reativação. Nele, os pequenos empresários da Metade Sul poderão comercializar os produtos da agroindústria local, como embutidos, queijos, doces, conservas, pães, bolos e biscoitos.
Largada
A primeira reunião do comitê foi no final de julho, em Pelotas, e a próxima será dia 17, quando serão finalizadas as metas e iniciada a seleção das agroindústrias beneficiadas. Segundo Fabres, também será discutido no encontro a participação de 200 agroindústrias na Expointer, coordenado por ele.
(Por Denise Nunes, Correio do Povo, 06/08/2007)