A prefeitura de Canoas apresentou no último sábado, durante a Conferência Municipal da Cidade, a minuta do novo Plano Diretor Urbano Ambiental (PDUA) do município, cujos estudos e pesquisas se iniciaram há dois anos. O ato ocorreu no Salão Nobre do Centro Educacional La Salle (Unilasalle), com a presença de secretários municipais, autoridades políticas, entidades e comunidade.
O trabalho começou com a apresentação do GeoCanoas, conduzido pelo secretário municipal de Gestão Administrativa e Modernização, Eduardo Ritter. O GeoCanoas é um banco de dados técnicos do município que integra, assim como o PDUA, o projeto de modernização administrativa da cidade. A ferramenta balizou muitas das ações propostas no novo Plano Diretor, por meio do fornecimento de dados cadastrais de todo o município
BaseO Plano Diretor tem como propostas apontadas o crescimento ordenado dos setores urbanístico, habitacional, ambiental, serviços, saúde, educação, limpeza pública e áreas verdes. O novo projeto servirá de base para o planejamento municipal indicando áreas com melhor infra-estrutura para atração de investimentos, ações de regularização fundiária, acesso à terra e regulamentações ambientais.
Segundo o secretário municipal de Planejamento Urbano, Oscar Escher, que presidiu a conferência, durante o mês de agosto todos os artigos do PD serão discutidos “item a item” com o Conselho de Desenvolvimento Urbano. O objetivo, conforme ele, é que o projeto chegue à Câmara de Vereadores “ditensionado” e como uma proposta coletiva do ponto de vista técnico. “Queremos chegar a um acordo, para que o Plano não sofra descarecterização técnica”, citou Escher.
(Diário de Canoas, 06/08/2007)