O Parque Zoológico de Sapucaia do Sul já iniciou os preparativos para a instalação de uma minifazenda, que será montada para a promoção de atividades de educação ambiental. Os primeiros animais para a nova atração do zôo também já chegaram ao parque. O local já recebeu um cavalo e um porco, que agora estão na fase de triagem no hospital veterinário. O procedimento é realizado para que não haja contaminação de outros animais do parque, caso as novas aquisições estejam doentes. Além do cavalo e do porco, a expectativa da direção do zoológico é de que estejam em exposição, em breve, galinhas, ovelhas e vacas.
A idéia da minifazenda é promover o contato direto das crianças com os bichos. Algo impossível no caso dos animais selvagens que habitam o parque. "As crianças querem ter esse contato. Elas vão poder alimentar e interagir com os bichos. Este é um plano muito antigo", explica o diretor do Parque Zoológico, João Jardim. Dentre as idéias que serão implementadas, está a possibilidade de permitir às crianças ordenhar as vacas. "Elas vão aprender que o leite que bebemos sai da vaca, e não da caixinha", brinca Jardim.
A minifazenda será montada em uma estrutura já existente no zôo. Um galpão equipado com baias, instalado próximo à lavoura e ao estacionamento antigo do parque, será reformado. Atualmente, o local vem sendo utilizado para abrigar equipamentos do zôo. Com a construção de um novo almoxarifado, o material será retirado do local para dar lugar aos animais. Além disso, uma área de campo, onde hoje vivem os búfalos, também passará a abrigar os animais da minifazenda.
"Não podemos construir muito esse ano, mas são grandes as melhorias que estamos realizando", defende João Jardim. O diretor refere-se a novos convênios firmados com zoológicos de todo o País para a transferência de animais. Segundo Jardim, o parque em Sapucaia deve receber, nos próximos dias, duas novas jibóias, além de cangurus. Outras melhorias citadas pelo diretor são as reformas na infra-estrutura do parque para resistir melhor às chuvas.
A minifazenda, que segundo Jardim deve estar pronta em breve, será aberta à visitação. De acordo com o diretor, não será preciso marcar hora para as escolas levarem até lá turmas de alunos. "Vai ser só chegar e olhar", finaliza o diretor.
(VS, 05/08/2007)