De "Uma Verdade Inconveniente", do ex-vice-presidente americano Al Gore, ao popular seriado "24 Horas", a questão ambiental está sendo cada vez mais recebendo atenção do público do entretenimento. O seriado de ação vai gravar o último capítulo da temporada sobre os gases poluentes, de acordo com reportagem do jornal "Washington Post".
Pode parecer uma estratégia de marketing, mas o porta-voz da emissora Fox, Chris Anderson, diz que o canal não está à procura de audiência.
"Estamos divulgando o comprometimento do seriado com o aquecimento global por dois motivos: para inspirar o público a levar o assunto com muita seriedade, e para motivar outras produtoras a entrarem na campanha contra os gases poluentes", disse ele.
A campanha vai além. Quando as gravações iniciarem, os 26 veículos movidos a diesel e cinco geradores serão trocados: no início 5% serão modificados para biodiesel e a porcentagem aumentará gradativamente.
Os gastos que a emissora terá com a campanha ainda não foram calculados, mas as medidas certamente não afetarão com agressividade a empresa.
(O Globo Online, com agências internacionais, 05/08/2007)