Uma missão técnica do governo e empresários do Irã concordou no sábado (04/08) em estudar investimentos em mais de 30 projetos de desenvolvimento energético, econômico e social na Nicarágua.
Os projetos serão definidos e anunciados pela comissão mista que ambos os governos devem criar em novembro na capital Manágua, para por marcha o plano de cooperação, afirmou o presidente Daniel Ortega.
No campo agropecuário, o Irã concordou em vender 4 mil tratores, equipamentos de irrigação e também estuda investimentos em fábricas de máquinas e implementos agrícolas, entre outros projetos.
Em infra-estrutura, os iranianos avaliam participar da construção de duas novas plataformas no Porto de Corinto, na costa do oceano Pacífico, estimados em US$ 36 milhões, assim como no porto de águas profundas no Caribe sul, que Ortega pretende construir em parceria com a Venezuela.
A missão iraniana também analisa o financiamento da construção de 20 mil casas, com hipotecas de longo prazo, que devem começar a sair do papel já em outubro. Segundo Ortega, os planos incluem uma policlínica em Manágua, a reconstrução de centros de saúde e a ajuda para controle de doenças.
O governo nicaraguense também pediu apoio para levantar uma indústria processadora de pesca industrial, bem como para perfurar 20 poços de água e melhorar as redes de abastecimento da capital. O Irã, por sua vez, quer importar carne e banana entre outros produtos alimentícios.
(Folha online, 04/08/2007)