Um ataque de febre suína provocou a morte de pelo menos 20 mil animais em uma fazenda na Romênia, de propriedade de um dos maiores frigoríficos de porcos do mundo.
A PSC (peste suína clássica) --também conhecida pelo nome de febre suína ou cólera dos porcos-- é considerada uma doença altamente contagiosa e freqüentemente fatal dos suínos. A peste suína não afeta seres humanos. A fazenda está localizada na vila de Cenei, a 20 km de Timisoara e pertence à multinacional americana Smithfield Foods, que tem 25 propriedades na região. As autoridades sanitárias locais fecharam outras fazendas próximas para a inspeção dos porcos.
"Todas as fazendas [da região] foram fechadas; nenhum porco sai ou entra até nós determinarmos a situação em cada propriedade. Nós temos que ver de onde saiu o vírus; pode ser de animais selvagens. Pode ter vindo de qualquer lugar", disse Ioan Jeleriu, chefe da divisão veterinária local. Jeleriu afirmou que os mortos serão enterrados sob uma camada de argila, pedras e desinfetante para barrar a difusão do vírus.
(Folha online, com informações da Agência France Presse , 04/08/2007)