Numa apresentação feita no auditório da FACOS, em Osório (RS), no dia 30 de julho, o secretário extraordinário da Irrigação e Usos Múltiplos da Água, Rogério Ortiz Porto, apresentou o esboço do Plano Estadual de Irrigação para a comunidade regional.
O evento articulado pela Associação dos Municípios do Litoral Norte contou com a presença de inúmeros prefeitos, vice-prefeitos, secretários municipais, vereadores, dirigentes de Sindicatos Rurais e de Trabalhadores Rurais, de Associações de Produtores e lideranças de diversos setores interessados na área da irrigação.
Segundo o secretário, nos próximos dias estará concluída a etapa de apresentação cobrindo os 496 municípios do Estado, e as sugestões e proposições recolhidas na série de reuniões deverão então ser incorporadas a versão final do plano. “Talvez este seja o primeiro plano que o Governo do Estado submete previamente a todas as comunidades gaúchas para ouvir a opinião de todos”, disse o secretário.
Segundo Porto, até hoje nós tivemos uma compreensão de consumo da água, quando seria muito mais sensato seguir a lógica da natureza e visualizar a questão em termos de fluxo da água. “Aqui no Rio Grande do Sul temos um bom volume anual de chuvas, que na verdade são proveniente da evaporação das águas do mar e que nós insistimos em recusar e deixar que volte através dos rios ao mar, aonde vai novamente se salinizar”, disse Porto.
Precisamos aprender a reter estas águas, reservando-as para usá-las nos momentos em que as precipitações escasseiam. Com isso aprenderemos a conviver com estiagens que nos causam prejuízos enormes, tanto diretamente, quanto indiretamente, atingindo a economia do Estado.
(
Litoral Norte RS, 03/08/2007)