A Federação das Indústrias do Rio Grande do Sul (Fiergs) está lançando o Programa de Eficiência Energética para reduzir os gastos com energia, através da aplicação de métodos eficazes que diminuam o consumo das fábricas. A economia geral no setor prevenirá dificuldades, especialmente no período mais agudo, que se dará no verão. 'Ao sermos mais eficientes no consumo energético, também reduzimos os custos de fabricação, a demanda global cai, favorecendo o equilíbrio na questão do suprimento de eletricidade', diz o presidente da Fiergs, Paulo Tigre.
A Fiergs firmou convênio com a Eletrobrás para implementar as medidas de eficiência energética. A partir desta semana, os sindicatos industriais recebem uma pesquisa para distribuir aos associados e identificar os segmentos com maior potencial para participar do programa.
Depois de finalizada a pesquisa e verificados os segmentos com maior gasto energético, os colaboradores das indústrias serão capacitados na área de eficiência energética, de forma gratuita. Especialistas do projeto desenvolverão diagnóstico da linha de produção de cada indústria. As empresas que participarem, poderão ser utilizadas pela Eletrobrás/Procel, como casos de sucesso na disseminação da eficiência energética no Brasil.
(
Correio do Povo, 03/08/2007)