O relatório da Subcomissão de Cana-de-Açúcar, Álcool e Etanol, que será votado na semana que vem, irá propôr a criação de uma Comissão Especial de Bioenergia ao Executivo. A sugestão foi antecipada, ontem, pelo deputado Heitor Schuch, durante o Seminário Potencial Energético do RS, na AL. Segundo o parlamentar, que é relator da subcomissão, o objetivo é 'dar o rumo' aos produtores.
A expectativa é tornar o Estado auto-suficiente em etanol, o que poderia ocorrer num prazo entre oito e dez anos. Por enquanto, a importação de álcool é de 98% (R$ 1,3 bilhão por ano), o cultivo é de 35 mil hectares de cana e a produtividade, 28 toneladas/ha. 'Seria alternativa para pelo menos 400 mil pequenos propriedades. O fato é que o agricultor está disposto a plantar, desde que tenha para quem vender e como vender. O Estado deve ajudar neste sentido', completou.
Com potencial de crescimento de 10% ao ano, a produção de cana pode encontrar terreno fértil no RS. Na avaliação do coordenador geral de açúcar e álcool do Mapa, Alexandre Strapasson, o Estado tem regiões propícias 'basta que sejam seguidos critérios para evitar riscos.'
(
Correio do Povo, 03/08/2007)