Porto Alegre planeja programa para atrair empresas de tecnologias limpas
cidades sustentáveis
2007-08-03
O município de Porto Alegre estuda a criação de um programa para atrair a instalação de empresas de tecnologias limpas. A iniciativa é da Secretaria Municipal de Captação de Recursos (Captare). Nesta semana, um grupo esteve reunido para discutir o projeto inicial. “Trata-se de um programa-embrião”, afirma o secretário da Captare, Cláudio Gandolfi. Segundo ele, foi criado um "grupo de inteligência" que está colaborando espontaneamente no sentido de “pensar” Porto Alegre.
São pessoas de diversos setores, entre eles a iniciativa privada, que foram convidadas pelo prefeito José Fogaça para colaborar com a secretaria. Uma vez por mês eles se encontram para articular iniciativas de gestão. O objetivo é procurar novas oportunidades para o setor econômico da capital. “As portas da cidade estão abertas para qualquer investimento, mas nós queremos as tecnologias limpas, para evitar problemas com o meio ambiente”, explica.
Gandolfi informa que, na economia da cidade de Porto Alegre, já existe uma predominância de cerca de 80% do setor de serviços. Sendo assim, o grupo está fazendo um estudo para ver quais são as demandas principais e, a partir disso, procurar atrair novas empresas – nacionais e estrangeiras. Os encontros estão acontecendo desde o ano passado. Dentro de 20 dias deve ocorrer uma reunião definitiva, a fim de encaminhar os documentos para o prefeito. A idéia é trabalhar em conjunto com a Secretaria Municipal da Produção, Indústria e Comércio.
(Por Débora Cruz, Ambiente JÁ, 02/08/2007)