O Sindicato dos Trabalhadores e Trabalhadoras Rurais de Bequimão realiza a partir de hoje (03/08) ,uma série de oficinas nos povoados de Paricatiua, Marinho e Ariquipá. A iniciativa é uma continuação das atividades do projeto Revitalizando os Manguezais, que tem como parceiros o Ibama, Centro de Populações Tradicionais de Pinheiro, Morilibe, Colônia de Pescadores Z-38, Secretaria Municipal de Agricultura, e Fórum Carajás.
No evento serão discutidos temas sócio-ambientais da região, destacando-se a proposta de criação de uma Reserva Extrativista em Bequimão. As Resex funcionam como Unidades de Conservação que têm como princípio o uso sustentável dos recursos naturais, envolvendo as comunidades que sobrevivem do extrativismo e que participam das decisões a serem tomadas.
O Maranhão possui atualmente quatro Reservas Extrativistas: Ciriaco, Mata Grande, Quilombo Frechal e Cururupu. Além disso, existem 19 processos de criação de novas Unidades de Conservação tramitando no Centro Nacional de Populações Tradicionais do Ibama de São Luís - e mais 18 propostas a cargo do mesmo Centro em Imperatriz.
Os processos mais adiantados se referem às Reservas Extrativistas do Taim e de Chapada Limpa, aos quais se somam duas propostas de criação de áreas de proteção integral - uma em Tasso Fragoso e outra na região leste do estado.
(
Ibama, 03/08/2007)