O Programa Casa Iluminada, desenvolvido pela Companhia Estadual de Energia Elétrica (CEEE) desde abril de 2007, encerrou as atividades do ciclo 2005/2006 neste mês de julho, contabilizando a distribuição de cerca de 245 mil lâmpadas fluorescentes compactas, de 15 watts, a 122.500 consumidores, dos 72 municípios que integram a área de concessão da CEEE Distribuição.
A iniciativa, que teve o objetivo de contribuir para o uso racional de energia elétrica, foi destinada à população com consumo entre 31 a 79 kWh. A utilização desse tipo de lâmpada é muito mais vantajosa porque reduz o consumo de energia em até 80%, dura oito vezes mais que as comuns e possui luminosidade equivalente a uma lâmpada incandescente de 60 watts.
Segundo o presidente do Grupo CEEE, Delson Luiz Martini, o objetivo do programa é mobilizar e conscientizar os cidadãos gaúchos sobre a importância do consumo racional de energia elétrica, cada vez mais escassa no planeta. Cita o exemplo de um consumidor que possui seis lâmpadas de 60 watts, em sua casa, e um consumo mensal de energia no valor de R$ 20. Martini explica que, ao trocar duas dessas lâmpadas por outras duas compactas de 15 watts, esse consumidor consegue uma economia de 18% em sua conta de luz no final do mês. “Essa economia representa num aumento real da renda da sua família no final do mês”, ressalta.
Delson Martini informa, ainda, que o novo ciclo do Casa Iluminada, que se inicia nos próximos meses, além de proporcionar outros benefícios a esses consumidores, terá a parceria de Secretarias do Estado para o desenvolvimento de programas de eficiência energética em prédios públicos do Rio Grande do Sul.
O programa Casa Iluminada, que concluiu as atividades nos municípios de Arroio Grande, Herval e Jaguarão, foi um trabalho realizado em parceria entre o Grupo CEEE, Governo do Estado e prefeituras municipais, e foi desenvolvido pelo Departamento de Eficientização, Pesquisa & Desenvolvimento, da CEEE-D, com o auxílio das Divisões Regionais do Grupo CEEE, sob regulamentação da Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel).
(Ascom Governo do Estado do RS, 02/08/2007)