O deputado Adão Villaverde (PT) deverá integrar a subcomissão sugerida à Comissão de Serviços Públicos (CSP) pelo deputado Ivar Pavan (PT) para tratar da qualidade da energia elétrica distribuída no meio rural e em centros urbanos de pequenos municípios pelas concessionárias que operam no Rio Grande do Sul. O requerimento foi aprovado na sessão da CSP na manhã de quinta-feira (02/08). Ivar Pavan, que será o relator da Subcomissão, apresentará um cronograma de visitas às regiões e adianta que os trabalhos iniciarão neste mês, devendo ser concluídos em 120 dias.
As concessionárias deverão apresentar um diagnóstico e estabelecer um prazo para resolver o problema, no qual alegam falta de mão de obra qualificada para atender as demandas. Além de Villaverde, que mostrou interesse em participar, os demais integrantes da Subcomissão serão indicados nos próximos dias.
A baixa qualidade da distribuição da energia elétrica no meio rural e em pequenos centros urbanos se agravou a tal ponto que quando uma residência liga um equipamento a outra fica sem luz.
Conforme Pavan, a precariedade no abastecimento de energia elétrica está generalizada em todo o Rio Grande do Sul. No primeiro semestre deste ano, o tema já foi analisado em audiência pública na Comissão de Serviços Públicos. Agora, será aprofundado pela Subcomissão responsável por produzir um relatório a ser remetido aos órgãos competentes. O objetivo é apontar soluções específicas para este entrave prejudicial aos pequenos agricultores, que também se queixam da elevação dos custos devido à queima de máquinas pelas constantes quedas de energia.
(Por André Pereira e Stella Máris Valenzuela, Agência de Notícias AL-RS, 02/08/2007)