A Tribuna Popular da Câmara Municipal de Porto Alegre, nesta quinta-feira (02/08), foi ocupada pela coordenadora do Movimento Viva Gasômetro, Jaqueline Sanchotene. Na oportunidade, Jaqueline solicitou aos vereadores que avaliem as propostas aprovadas e apresentadas nas audiências públicas sobre o Plano Diretor de Desenvolvimento Urbano Ambiental (PDDUA), promovidas pelo Poder Executivo. “Não basta acreditar, tem que fazer”, afirmou.
Jaqueline listou 14 reivindicações entre as quais duas já aprovadas em audiência pública do PDDUA: a derrubada do muro da Mauá e a revitalização do Cais Mauá. As demais propostas, cuja inclusão no PDDUA foi solicitada, são: revitalização do lago e da orla do Guaíba, criação do Largo do Gasômetro, transferência da Vila Chocolatão, construção do anexo do Teatro São Pedro, reativação da travessia de barcos entre Guaíba e Porto Alegre, revitalização da Usina do Gasômetro como sede da Ospa, incorporação definitiva do Parque Maurício Sirotsky Sobrinho, recuperação da escadaria da João Manoel até a Fernando Machado, viabilização do projeto aeromóvel, reforma da Praça General Osório, e criação do Parque do Gasômetro.
De acordo com Jaqueline, o Movimento acredita que, para melhorar a cidade, se deve iniciar pela mudança na mentalidade das pessoas. “A cidade, em síntese, reflete a população que vive nela”. afirmou. “Para melhorar a Capital temos que melhorar a auto-estima e a qualidade de vida de seus cidadãos”, finalizou Jaqueline.
Em nome de suas bancadas, manifestaram-se os vereadores João Antonio Dib (PP), Sebastião Melo (PMDB), Eloi Guimarães (PTB), Nereu D’Avila (PDT), Adeli Sell (PT), Maristela Maffei (PCdoB), Clênia Maranhão (PPS) e José Ismael Heinen (Dem).
(Por Regina Tubino Pereira, Ascom CMPA, 02/08/2007)