Com o objetivo de dar maior visibilidade ao tema sustentabilidade na cidade, inicia-se em 08/08/2007 o projeto "Quartas Temáticas da Cidade", a partir de uma parceria da Secretaria Municipal do Meio Ambiente (SMAM) e do Núcleo Amigos da Terra/Brasil, viabilizada pelo Fundo Municipal do Meio Ambiente (FMMA). A proposta é debater as questões relacionadas à problemática socioambiental, relevantes no contexto atual, para a cidade de Porto Alegre.
O primeiro debate será "A Lei Solar transforma Porto Alegre numa Cidade Solar?", com o coordenador da iniciativa Cidades Solares e pesquisador associado ao Instituto Vitae Civilis/SP Délcio Rodrigues. A palestra discutirá a lei municipal, nº560 de 03/01/2007, que criou o Programa Municipal de Incentivo à Energia Solar e está em processo de regulamentação e implementação pela Prefeitura.
Para o pesquisador essa lei "é um primeiro bom passo para a construção de uma cidade solar". E completa "entretanto, vários outros aspectos da sustentabilidade nas edificações e nas cidades ainda precisam ser trabalhados para a construção de uma cidade sustentável", afirma. Pois para ele a cidade que (re)construimos hoje definirá nosso compromisso futuro com a sustentabilidade do Planeta. "Assim como a infra-estrutura, as edificações têm vida útil de várias décadas e a demanda por água, energia e serviços ambientais estabelecidos quanto da definição do projeto e de sua implantação acontecerá ao longo de toda a vida útil das obras", argumenta.
O encontro será realizado na sede da SMAM, na Av. Carlos Gomes 2120, sala 111, das 17hs às 18h30min.
Histórico das Quartas TemáticasO Núcleo Amigos da Terra/Brasil realiza desde 2004 encontros chamados de "Quartas Temáticas", debates sobre temas importantes e questões socioambientais em pauta. Proporcionando ao público em geral informações atuais sobre meio ambiente.
As reuniões reúnem especialistas, sócios, simpatizantes e amigos da entidade para discutir as questões do momento. Os encontros têm como objetivo nivelar o conhecimento entre especialistas, sócios, simpatizantes e amigos da entidade, sobre o que a organização faz, além de, fornecer subsídios para a definição das posições adotadas pelos Amigos da Terra.
(Por Silviene Lopes,
NAT Brasil, 01/08/2007)