O município de Nova Santa Rita, no Rio Grande do Sul, possui uma população de 20.845 habitantes, sendo 4.437 pessoas que vivem na cidade e 16.408 moradores na zona rural. Os representantes desse município que estiveram na reunião com o Secretário Estadual de Meio Ambiente e a diretora-presidenta da FEPAM, entregaram um abaixo assinado contendo mais de 2.000 (dois mil) assinaturas de moradores de Nova Santa Rita. O documento visa o fechamento de uma central de resíduos sólidos industriais que está sendo instalado em Nova Santa Rita. A diretora-presidenta da FEPAM, Ana Pellini, recebeu o documento das mãos do presidente da Associação do Empresários de Nova Santa Rita.
Centenas de manifestantesHá muito tempo não se via uma manifestação popular democrática na defesa do meio ambiente do Rio Grande do Sul. Mais de uma centena de moradores de Nova Santa Rita (RS) protestaram na terça-feira (31/07), em frente a sede da FEPAM (órgão estadual responsável pelas licenças ambientais do RS), contra a instalação de uma central de resíduos sólidos industriais da empresa Ambiental Transportes e Serviços Ltda, empreendimento esse hoje de titularidade da Multti Serviços Tecnologia Ambiental Ltda, a qual detém 35% da empresa Aborgama do Brasil Ltda que opera o lixão do município de Gravataí (RS). Os moradores de Nova Santa Rita chegaram na sede da FEPAM, que fica no centro da cidade de Porto Alegre (RS), munidos de faixas, apitos, vestindo camisetas pretas, e portando estandartes com fotos do lixão e frases contra a instalação desse empreendimento privado.
Estava agendada uma reunião dos moradores de Nova Santa Rita com a cúpula do Meio Ambiente do RS. No horário previsto, às 17h30, foi permitido o acesso ao gabinete da diretora-presidenta da FEPAM, Ana Pellini, de uma Comissão de Moradores e políticos. Compareceram, a vice-prefeita Zara Schroeder, a vereadora Giovanna Fagundes (PT), o vereador Julio Fraga da Silva(Sem partido), o vereador Claudio da Motta Lopes (PDT), o deputado estadual Dionilso Marcon (PT), o deputado estadual Paulo Azeredo (PDT), representantes dos parlamentares federais Tarcísio Zimermann (PT) e Marcos Maia (PT), o presidente da Associação dos Empresários de Nova Santa Rita, representantes da ACISA (entidade da agricultura), produtores, empresários e moradores.
Os manifestantes permaneceram sob o olhar direto de soldados da Brigada Militar durante toda a manifestação. Sem qualquer ocorrência ou violência nessa manifestação, os moradores após a comissão ter encerrada a reunião na FEPAM, retornaram para Nova Santa Rita. Mas prometeram retornar, em maior número, para continuar a pressão popular pelo fechamento da central de resíduos sólidos industriais, que chamam de "lixão privado".
(
Máfia do Lixo, 01/08/2007)