A Comissão Econômica e Social para a Ásia e o Pacífico, Unescap, inaugurou nesta terça-feira (31/07) em Bangcoc, capital da Tailândia, uma conferência para analisar o uso de tecnologias espaciais no combate à gripe aviária. Os especialistas acreditam que o aparelho de GPS, usado em navegação, pode ser um instrumento útil na luta contra a doença.
O evento reúne cerca de 60 especialistas de 20 países e é organizado em conjunto com o Escritório das Nações Unidas para Assuntos Espaciais. “Segundo especialistas, a tecnologia espacial pode ser utilizada para determinar rotas de migração das aves, importantes na disseminação da doença. Os cientistas afirmam que um sistema capaz de monitorar, coletar e trocar informações poderá ajudar no combate.
Entre os mecanismos sugeridos estão: sistemas de informação geográfica, sensores e o GPS, Sistema Global de Posicionamento”. Segundo especialistas, a tecnologia espacial pode ser utilizada para monitorar outras doenças infecciosas como, por exemplo, a malária.
(Por Letícia Camargo, Rádio ONU/
Envolverde, 02/08/2007)