A Comissão Permanente de Exposições e Feiras decidiu não aceitar inscrições de 42 animais para a 30ª Expointer, que acontecerá de 25 de agosto a 2 de setembro, no Parque de Exposições Assis Brasil, em Esteio. Do total, 11 animais são provenientes de Santa Catarina e 31 do Paraná. De acordo com o chefe do Serviço de Exposição e Feiras da Secretaria da Agricultura, José Artur Martins, a proibição de entrada de animais de outros estados está prevista na Portaria 49/07, publicada dia 10 de abril.
Foram barrados 11 animais da raça Texel, 8 Suffolk, 9 Poll Dorset e 11 Dorper. Conforme Martins, as inscrições foram feitas nas respectivas associações de raças e enviadas à Comissão Permanente, que indeferiu os pedidos por estarem contrários às normas previstas na Portaria 49/07. O número total de animais de elite inscritos para o evento soma 6.107. Martins explica que, além destes 42 ovinos, outros 56 animais tiveram suas inscrições rejeitadas por apresentarem "inconsistências diversas".
A proibição da entrada de animais de outros estados na Expointer havia sido ratificada em 26 de junho, quando a Comissão esteve reunida na Secretaria da Agricultura, Pecuária e Agronegócio (Seapa). A decisão ocorreu através do voto, por ampla maioria: foram 14 votos contrários ao ingresso de animais, sete favoráveis e duas abstenções. A reunião foi conduzida pelo secretário da Agricultura, João Carlos Machado.
– A grande maioria das associações de raças entendeu que não podemos correr o risco de permitir a vinda de animais de estados que ainda não são reconhecidos como livres de febre aftosa – explica o secretário.
(
ClicRBS, 01/08/2007)