Foi preso na tarde da última segunda-feira, por volta das 13h30, o presidente da Reserva Extrativista do Alto Juruá, Francisco Orleir Fortunato da Silva. Ele tentava embarcar no aeroporto de Cruzeiro do Sul levando 13 quilos de pasta à base de cocaína quando foi autuado por homens da Polícia Federal (PF) que realizavam uma operação de rotina no local. De acordo com o delegado da PF em Cruzeiro do Sul, Marcel Antônio, a prisão não foi motivada por denúncia, e sim após a verificação de bagagem dos passageiros.
"O cidadão estava com 13 quilos de pasta à base na mala com destino à cidade de Porto Velho, em Rondônia", informou o delegado. Francisco Orleir Fortunato prestou depoimentos na sede da PF em Cruzeiro para em seguida fazer exame de corpo de delito. Na tarde de ontem, ele foi encaminhado ao presídio Manoel Néri da Silva.
O presidente da Reserva Extrativista do Alto Juruá ficará esperando o julgamento, podendo cumprir até 15 anos de prisão caso seja considerado culpado pela Justiça. Fortunato era presidente da Reserva do Alto Juruá desde 2001.
(Por Whilley Araújo,
Página 20, 01/08/2007)