Uma equipe de inspetores da Agência Internacional de Energia Atômica (AIEA) declarou nesta quarta-feira (01/08) em Viena que as autoridades de Pyongyang estão cooperando para a desnuclearização do país. A declaração foi feita após os inspetores voltarem da Coréia do Norte, onde verificaram o fechamento de centrais atômicas. "Estamos muito satisfeitos. Os norte-coreanos cooperaram muito. Pudemos realizar todas as atividades que tínhamos previsto", afirmou o chefe da equipe de inspetores, Adel Tolba.
O especialista disse que na usina nuclear de Yongbyon havia medições de radioatividade maiores que as habituais, mas que as instalações estavam "descontaminadas". Os inspetores são integrantes da primeira equipe que chegou no dia 15 de julho a Yongbyon, a principal instalação nuclear do país, a 90 km da capital norte-coreana. A equipe foi substituída nos últimos dias por outro grupo de especialistas da AIEA.
A agência confirmou em julho que Pyongyang fechou o reator nuclear de Yongbyon, primeiro passo do regime em direção à desnuclearização do país, após anos de negociações com Estados Unidos, Rússia, Coréia do Sul, China e Japão. A Coréia do Norte realizou seu primeiro teste nuclear em 9 de outubro de 2006, e em fevereiro concordou em desistir do programa em troca de incentivos econômicos e materiais.
Pyongyang receberá um milhão de toneladas de petróleo em troca do fechamento de suas instalações nucleares, das quais as primeiras 50 mil toneladas já começaram a chegar da Coréia do Sul.
(
Efe, 01/08/2007)