Um terremoto de 6,8 graus na escala Richter sacudiu nesta quinta-feira (02/08) a ilha de Sakhalin, no extremo oriental russo, e provocou a morte de duas pessoas, ao mesmo tempo que pequenas ondas foram registradas no Japão em conseqüência do tremor. Uma mulher faleceu no desabamento da casa de cultura e um homem morreu em conseqüência dos ferimendos sofridos dentro de casa, segundo o ministério de Emergências de Sakhalin.
Três pessoas ficaram feridas e mais de 24.000 foram evacuadas, de acordo com a agência Interfax. "O epicentro se localizou a quase 60 quilômetros da cidade de Yujno-Sakhalin" (principal cidade da ilha), afirmou uma fonte do centro sismológico local. Segundo o serviço meteorológico japonês, o terremoto registrado na região às 11H38 (horário do Japão, 23H38 de Brasília na quarta-feira) foi de 6,4 graus. O instituto americano USGS avaliou o abalo em 6,2 graus.
O serviço nipônico anunciou uma réplica do tremor na mesma região, de 5,9 graus, três horas depois. O terremoto original provocou um pequeno maremoto, que chegou à costa da grande ilha setentrional japonesa de Hokkaido com ondas de 20 centímetros. No entanto, o Japão não registrou danos materiais nem vítimas.
(
AP, 02/07/2007)