O ministro de Minas e Energia, Nelson Hubner, contou que ficou acertado ontem (01/08), durante reunião do Conselho Nacional de Política Energética (CNPE), o avanço nos estudos para construção de uma quarta usina nuclear até 2020. Segundo o ministro, ainda não há, porém, nenhuma decisão, como a localização, por exemplo.
Hubner afirmou que no momento a prioridade do governo é a usina nuclear Angra 3. O ministro acredita que, até o final desta semana, será enviada ao presidente Luiz Inácio Lula da Silva a resolução que estabelece todas as ações do Ministério de Minas e Energia para construção da Angra 3.
O ministro informou ainda que o governo quer promover uma auditoria internacional em todos os investimentos em Angra 3, nos contratos existentes e nos possíveis contratos que possam vir a ser firmados, e quer definir um contrato de longo prazo com a Eletronuclear, já fixando o preço da tarifa de energia que será cobrado.
MadeiraHubner disse ainda, em entrevista coletiva à imprensa, que deve encaminhar na próxima semana à Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel) a minuta do edital para a construção da usina do Rio Madeira. Segundo ele, o ministério está finalizando o texto, que deverá ser colocado em consulta pública.
O ministro afirmou que cinco grandes concorrentes já informaram ao ministério que querem participar do leilão do Rio Madeira. Ele informou que o objetivo do ministério era conseguir três fortes concorrentes.
(Agência Estado, 01/08/2007)