A prefeitura de Porto Alegre e a Caixa Econômica Federal assinam nesta quinta-feira (02/08) contrato de financiamento de mais de R$ 30 milhões, dentro do programa Saneamento para Todos, do governo federal. O prefeito José Fogaça e representantes da Caixa participam da solenidade às 14h30, no gabinete do prefeito. O financiamento vai possibilitar obras que fazem parte do Programa Integrado Socioambiental (Pisa), que visa o tratamento adequado dos esgotos produzidos pelas bacias componentes dos Sistemas Ponta da Cadeia, Cavalhada e Restinga, ampliando o tratamento de esgotos em Porto Alegre de 27% para 77%.
O contrato antevê o esgotamento sanitário do Sistema Cavalhada, que vai beneficiar uma população de 170 mil habitantes com a construção de redes coletoras do tipo separador absoluto e coletores-tronco; e interceptores nas bacias e sub-bacias do Sistema Cavalhada. Posteriormente, esta rede será ligada ao emissário que levará os esgotos hoje lançados "in natura", na Ponta da Cadeia, para a futura Estação de Tratamento de Esgotos, que será construída na Serraria. Esta rede irá representar um acréscimo de 5% no tratamento de esgotos em Porto Alegre.
O sistema é formado pelas bacias dos arroios Cavalhada e Sanga da Morte, considerado o quarto maior sistema de esgotamento sanitário da cidade, com uma área de 2.859 ha e uma população de cerca de 150.000 habitantes, 11% da população da cidade. A maior parte das contribuições afluentes destes arroios, em período seco, corresponde a descarga de esgotos sanitários. Atualmente, o sistema apresenta serviço de coleta de águas pluviais, o qual também serve para receber os esgotos sanitários.
As redes coletoras do tipo separador absoluto implantadas atendem apenas núcleos isolados. Para amenizar a contribuição de esgotos no Lago Guaíba e viabilizar o saneamento deste sistema é que será construída a rede separadora para coleta e esgotamento, associada à implantação de coletores-tronco e interceptores de esgotos sanitários ao longo dos arroios.
(Ascom Prefeitura de Porto Alegre, 01/08/2007)