O requerimento dos deputados Adão Villaverde (PT) e Raul Carrion (PCdoB) propondo a discussão da situação de abandono da Área de Proteção Ambiental do Paque Delta do Jacuí em uma audiência pública no Legislativo, será analisado nesta quinta-feira (02/08), a partir das 9h, na Comissão de Serviços Públicos. Os parlamentares dizem que o abandono atinge especialmente o trecho compreendido entre a ponte móvel do Guaíba e o acesso à Ilha da Pintada, em Eldorado do Sul. Relatam que ali ocorrem invasões da faixa de domínio, deposição de entulho e sinalização obstruida ou ausente no acesso da BR 290 à Ilha.
Listam, ainda, ligações clandestinas nas redes de água e de energia elétrica; falta de sinalização indicativa de área de proteção ambiental; abandono do posto de arrecadação do Receita Estadual na rodovia, entre outras justificativas para a audiência.
Ainda argumentam que a prefeitura de Porto Alegre não se preocupou em elaborar um Plano Diretor para as ilhas e nem realiza a devida triagem de lixo na área de proteção ambiental.
Para qualificar o debate sugeriram convidar a Secretaria Estadual do Meio Ambiente (Sema RS), a diretoria de distribuição da CEEE, a diretoria regional de Guaíba da Corsan e a Associação dos Moradores da Rua Martinho Poeta, de Eldorado do Sul.
(Por André Pereira, Agência de Notícias AL-RS, 01/08/2007)