A Monsanto vai lançar sua primeira variedade de soja geneticamente modificada em mais de 10 anos. Líder mundial no mercado de biotecnologia agrícola, a multinacional anunciou hoje que recebeu aprovação para comercializar seu novo transgênico nos mercados americano e canadense. A variedade confere resistência ao herbicida Roundup Ready (RR), da própria Monsanto, e promete ganhos de produtividade de 7% a 11%.
Batizada de Roundup RReady2Yield, a nova semente deve começar a ser negociada de forma restrita em 2008, com distribuição nacional prevista para 2009, segundo a porta-voz da companhia, Sara Duncan. Ela disse que, como boa parte da soja produzida nos Estados Unidos é destinada à exportação, a Monsanto não lança novas variedades transgênicas no país até que sua importação seja liberada pelos parceiros comerciais mais importantes. A Monsanto solicitou a aprovação da nova variedade pela União Européia, China, Japão e México e espera uma resposta positiva antes de iniciar a distribuição nacional do transgênico.
A primeira linha de soja transgênica da Monsanto, resistente ao Roundup Ready, foi largamente adotada pelos agricultores americanos e já responde por 91% de toda a produção doméstica, segundo a Associação Americana da Soja (ASS, na sigla em inglês). Duncan disse que a nova variedade pode servir de plataforma para o lançamento de novos transgênicos, já em fase de desenvolvimento, como sementes de soja tolerante à estiagem e com conteúdo de óleo mais saudável. As informações são da Dow Jones.
(
Agência Estado, 31/07/2007)