Dois engenheiros e dois técnicos alemães iniciaram, ontem, a montagem de um Centro de Demonstração de Energias Alternativas em terreno do Museu Oceanográfico da Furg. A iniciativa está inserida no projeto que une a Furg, o Centro Universitário La Salle e o instituto alemão Ides, além do Estado alemão da Saxônia. O centro funcionará em três contêineres trazidos da Alemanha. Um deles contém uma usina de energias alternativas (eólica, solar e biodiesel). Outro possui uma exposição pública sobre essa tecnologia. Em um terceiro, há todos os tipos de energia alternativa conhecidos até agora.
A montagem deverá se estender por dez dias. A inauguração está prevista para o dia 10 de agosto. A energia produzida no local será aproveitada pelo próprio Centro de Demonstração e para iluminação do Museu Oceanográfico. O início do trabalho de instalação foi acompanhado por Klaus-Dieter Lietzmann, presidente do Ides, além de idealizador e criador do projeto, Esse instituto se constitui numa aliança de empresas alemãs, especialmente da Saxônia, para somar competências em várias áreas, incluindo pesquisa e desenvolvimento no uso de energias renováveis.
Os contêineres, com equipamentos como aerogeradores, coletores solares, grupo gerador e outros aparelhos, foram doados pelo governo da Saxônia. O conjunto está avaliado em 250 mil euros.
(
Correio do Povo,
Diário Popular, 01/08/2007)