A inspeção em 140 caminhões realizada entre os dias 18 e 20 de julho últimos, no estacionamento da Basílica de Aparecida, em São Paulo, durante a 28ª Feira do Carreteiro, registrou uma taxa de aprovação acima do esperado, na ordem de 84%, superando o índice de 66% obtido na mesma Feira em 2006, segundo técnicos do Setor de Operações, Programas e Regulamentação da Cetesb – Companhia de Tecnologia de Saneamento Ambiental.
No espaço denominado “Truck Service”, os técnicos realizaram a avaliação da opacidade da fumaça dos caminhões, pelo teste de emissão com o opacímetro, um equipamento eletrônico que mede com maior precisão o volume de fumaça e outros componentes químicos presentes na queima do óleo diesel.
“É difícil avaliar o motivo da melhora, mas há indícios interessantes: grande parte dos motoristas fizeram a inspeção em 2006 na própria Feira e muitos deles foram autuados pela Cetesb anteriormente. Nos dois casos, os motoristas relataram que haviam procurado oficinas para regular os motores, informa o técnico Marcelo Pereira Bales.
Segundo Bales, os motoristas de veículos de grandes empresas revelaram que as mesmas promovem inspeções rotineiras com opacímetros, atendendo tanto ao determinado na fiscalização, quanto o disposto nos programas de ISO 14.000 (Programa Ambiental) e “Economizar” do Programa de Economia de Combustível desenvolvido pelo Governo Federal (Compet). “Essa conduta indica que parte do segmento dos transportes já está consciente da necessidade de gerir adequadamente as emissões de sua frota”, destacou.
A ação, de caráter educativo, faz parte da Operação Inverno 2007, realizada pela Secretaria de Estado do Meio Ambiente, por meio da Cetesb, e integra o “Respira São Paulo”, um dos 21 Projetos Ambientais Estratégicos do Governo do Estado de São Paulo.
Na avaliação de Bales, os procedimentos de fiscalização em consonância com a realização de eventos de conscientização, uma das características da Operação Inverno, estão começando a gerar efeitos positivos mensuráveis sobre a frota diesel. “A simples troca de filtro de ar pode trazer bons resultados na emissão dos veículos, quando se verifica que a média de redução da opacidade atinge a marca de 34% após a troca de filtro.
Comando em Registro autua apenas um veículo diesel
Também como parte das ações do “Respira São Paulo”, a Agência Ambiental de Registro da Cetesb realizou no último dia 27, das 10 às 16h, na Rodovia Régis Bittencourt (BR 116), na altura do km 339, pista sul (sentido Curitiba), um comando de fiscalização de veículos diesel em circulação, para verificar a emissão de fumaça preta. Durante o comando, apenas um veículo diesel foi autuado. A ação foi realizada conjuntamente com a Polícia Rodoviária Federal. Durante o período de duração do comando, passaram pelo local 845 veículos diesel, a maioria de transportadoras.
(Por Wanda Carrilho, Ascom Cetesb, 31/07/2007)