A Conferência Nacional do Meio Ambiente (CNMA) está participando do 17º Encontro Nacional da Associação Nacional de Órgãos Municipais de Meio Ambiente (Anamma), que iniciou nesta terça-feira (31/07) em Recife. Na abertura do evento, o ministro interino do Meio Ambiente, João Paulo Capobianco, destacou a contribuição da CNMA para a elaboração de políticas públicas. Ele salientou que o Programa Nacional de Capacitação de Gestores Ambientais (PNC) é resultado de uma das deliberações da primeira plenária da CNMA, realizada em 2003.
"Uma das grandes lacunas em nosso País é falta de planejamento e gestão. Vale lembrar que apenas 2,2% dos 5.560 municípios brasileiros possuem conselhos, fundos e legislação na área ambiental. A criação do PNC é uma das principais ações do ministério para mudar essa realidade", afirmou. O PNC foi lançado em 2005 com o objetivo de formar e capacitar agentes responsáveis pela elaboração e implementação das políticas municipais de meio ambiente, com base na gestão ambiental compartilhada entre municípios, estados e União. A meta do PNC é atingir 34,6% do total de municípios e envolver mais de seis mil gestores até o final de 2007.
No encontro da Anamma, o tema da próxima edição da CNMA, "Mudanças climáticas e aquecimento global", será debatido numa mesa-redonda na quinta-feira (02/08). O evento em Recife termina na sexta-feira (03/08).
(CNMA, Ascom MMA, 31/07/2007)