Começa nesta quarta-feira (01/08) a capacitação de agentes comunitários que atuam no Programa de Saúde da Família (PSF) sobre identificação de situações de riscos tóxicos e prevenção de acidentes tóxicos no lar junto às comunidades atendidas pelos PSFs. A iniciativa é resultado do trabalho conjunto do Centro de Informação Toxicológica do Rio Grande do Sul (CIT/RS), departamento da Fundação Estadual de Produção e Pesquisa em Saúde (FEPPS) e Prefeitura de Porto Alegre, por intermédio da Secretaria Municipal de Saúde (SMS).
A formação será dirigida a cerca de 400 agentes comunitários, divididos em oito turmas, com aulas até dezembro. O conteúdo será abordado em três módulos: medicamentos, animais peçonhentos e plantas tóxicas, pesticidas e domissanitários (produtos de uso doméstico).
As aulas serão ministradas pelas técnicas do CIT/RS, Carla Luiza Job Ramos, toxicologista e coordenadora do Núcleo de Prevenção e Educação, e Eliane Dallegrave, médica veterinária e toxicologista, responsável pelo Projeto Educar. Os encontros serão semanais, sempre no turno da manhã.
(Ascom Prefeitura de Porto Alegre, 31/07/2007)