A Fundação Estadual de Proteção Ambiental (Fepam) deverá liberar até o final desta semana a Licença Prévia (LP) para a Goiás Minas Indústrias de Laticínios (Italac) instalar uma unidade no Estado. A decisão foi tomada pela diretora-presidenta da Fepam, Ana Pellini, nesta segunda-feira (30/07), após acompanhar vistoria no terreno que abrigará a empresa, no Distrito Industrial de Passo Fundo, acompanhada de equipe técnica da Fundação e do prefeito Airton Dipp, além de consultores da Italac.
Conforme Ana Pellini, a vistoria foi importante porque definiu alguns pontos técnicos que possibilitaram solução para a liberação da licença, como por exemplo distância de 30 metros de um arroio que passa ao fundo do terreno, com adequação do projeto a ser apresentado pela empresa.
O investimento da Italac na fábrica será de R$ 60 milhões, devendo promover em sua primeira fase cerca de 200 empregos diretos e mil indiretos. Quando a Italac estiver funcionando em caráter definitivo, o número de empregos diretos chegará a 400 e indiretos a aproximadamente 3 mil.
A decisão da Italac em instalar uma unidade no Rio Grande do Sul foi comunicada pela direção da empresa à governadora Yeda Crusius no dia 21 de maio último. Na ocasião, O presidente da Italac, Cláudio Teixeira, informou que a empresa está entre as seis maiores do país no setor e que há um ano a direção avaliava a vinda para o Rio Grande do Sul, "devido à produção do leite de qualidade e por ser um importante mercado consumidor".
A diretora-presidenta da Fepam visitou ainda o presidente da Câmara Municipal de Passo Fundo, vereador Luiz Miguel Scheis e o promotor da 1ª Promotoria de Justiça Especializada, Paulo da Silva Cirne.
(Imprensa Fepam, 31/07/2007)