A Gerência Executiva do Ibama em Imperatriz, por meio de sua Divisão de Fauna, realizou no mês de julho a soltura de animais apreendidos em municípios do sul do Maranhão. Partindo de uma denúncia de comercialização de aves silvestres, fiscais foram até a cidade de Carolina, onde encontraram dezenas de pássaros mantidos ilegalmente em cativeiro.
Alguns espécimes, devido ao estado precário em que se encontravam, não resistiram aos ferimentos durante a viagem de cerca de 250 km até Imperatriz. Dos sobreviventes, apenas quatro puderam ser soltos. Os demais, por estarem há muito tempo presos, o que impossibilita sua restituição segura à natureza, serão destinados a criadouros registrados junto ao Ibama. Apesar de não terem sido pegas comercializando os pássaros, duas pessoas foram autuadas por manter animais silvestres em cativeiro e foram multadas em R$ 6.500,00.
Já em Imperatriz, o Corpo de Bombeiros destinou ao Ibama duas cobras sucuris encontradas no espaço onde se realizava uma feira agropecuária. Uma delas, em fase adulta, foi levada de barco até às margens do rio Tocantins. A outra foi solta na Reserva Legal de uma fazenda no município. No ano passado, a Divisão de Fauna de Imperatriz registrou a entrada de 256 animais. Foram soltos 170 indivíduos, 17 transferidos para criadouros comerciais e outros 23 para criadouros conservacionistas. Outros 28 morreram.
(Ascom Ibama/MA, 31/07/2007)