Contribuir com a criação, desenvolvimento e aprimoramento de micro e pequenas empresas produtoras de materiais recicláveis e reaproveitáveis. Com esse intuito, o Instituto Marca de Desenvolvimento Socioambiental (Imadesa) e o Sebrae no Espírito Santo inauguraram, no início de julho, em Cariacica, Região Metropolitana de Vitória, a incubadora Incubalix, a primeira do País voltada para econegócios.
A implantação dessa incubadora está entre as ações do 'Programa Capixaba de Materiais Reaproveitáveis', desenvolvido no Espírito Santo por Sebrae e parceiros. Agora a Incubalix lançou o edital 001/2007 para selecionar empresas, empreendimentos ou projetos de reaproveitamento de resíduos que vão receber apoio gerencial e tecnológico do Sebrae/ES.
O gerente-executivo do Instituto e coordenador da incubadora, Antônio Reis, explica que serão selecionadas oito propostas para a modalidade de incubação residente e duas para a modalidade de incubação associada, na qual as empresas ficam fisicamente fora da incubadora. "Para a modalidade de residente, as empresas ou projetos devem ser do Estado do Espírito Santo. Já para ser associada, a empresa pode ser de qualquer estado do País", diz.
O edital também prevê a seleção de duas instituições focadas em projetos sociais voltados ao meio ambiente, como associações de catadores ou cooperativas de profissionais da área. As propostas devem ser enviadas até o dia 30 de novembro. No processo seletivo haverá a análise do plano de negócios e também entrevistas com os empreendedores.
O analista da Unidade de Tecnologia e Educação do Sebrae/ES, Camilo de Leles Costa, ressalta que podem concorrer nesta seleção, além de empresas já constituídas, também projetos para criação de empresas. "A idéia é que participem empreendimentos novos ou já existentes que precisem atingir nível tecnológico e gerencial mais moderno e competitivo", destaca.
Atualmente, a Incubalix conta com duas empresas incubadas. Uma fabrica vassouras 100% PET, a partir de garrafas de refrigerante, e também produz tijolos ecológicos. A outra empresa fabrica sacolas plásticas a partir de descartes plásticos pós-industriais. Essa fábrica já produz cerca de 200 sacolas por mês.
Há também quatro empresas em processo de pré-incubação, cujos projetos estão em análise. Um exemplo é o projeto para produção de biodiesel a partir de óleo de cozinha. Outro projeto é para a recuperação de eletro-eletrônicos.
O Edital está disponível no
site Marca Ambiental, dentro do menu Biblioteca.
(Por Giovana Perfeito,
Agência Sebrae de Notícias, 30/07/2007)