A Secretaria Municipal de Meio Ambiente de Venâncio Aires (Semma) realiza uma série de projetos. Além das orientações normais quanto a plantio de mudas, podas e crimes ambientais, entre outras, a equipe da Semma está desenvolvendo atividades para promover a coleta seletiva do lixo.
Um dos projetos desenvolvidos atualmente pela secretaria é o Cidade Verde – Plantio responsável. Os venâncio-airenses interessados em plantar uma árvore em casa, na calçada ou no pátio, devem entrar em contato com a Semma e se cadastrar. A equipe da secretaria fará então uma visita à residência e vai avaliar o local onde se pretende plantar a muda, dando orientações sobre o tamanho do canteiro, técnicas de plantio e cuidados com a planta. Após, o interessado em plantar a árvore vai escolher a espécie, cuja muda será oferecida gratuitamente, e assinar um termo de compromisso aceitando tornar-se responsável pelo plantio e cuidados com a planta. O objetivo o projeto é aumentar o número de árvores nativas em área urbana que tenham condições de desenvolverem-se plenamente.
Visando promover a coleta seletiva nas áreas públicas, a secretaria vai adquirir lixeiras, que serão instaladas em vários pontos da cidade. A Semma vai disponibilizar 30 lixeiras duplas, para lixo seco e orgânico, no centro da cidade. Os empresários interessados em adotar um lixo vão proporcionar a instalação de outra lixeira em outro local, podendo colocar nela seu nome e logotipo.
Coleta SeletivaNa próxima terça-feira, dia 7, conselheiros do Conselho Municipal de Meio Ambiente (Condema) vão fazer um arrastão para distribuição de folderes da coleta seletiva. O grupo vai passar nas ruas Tiradentes, Osvaldo Aranha e Julio de Castilhos, pedindo divulgação e maior participação do comércio. Durante todo o mês de julho, a secretaria divulgou a coleta seletiva nos contracheques da Prefeitura. Com os documentos foram veiculadas frases de incentivo e entregues folderes com o mapa da cidade e dias e horários da coleta. O material pode ser solicitado na Semma, junto à rodoviária, ou pelo telefone 3983 1034.
(
Folha do Mate, 31/07/2007)