Técnicos do Programa das Nações Unidas para o desenvolvimento (Pnud) estarão no Amapá, neste segundo semestre, para auxiliar a elaboração do Plano Amapá 2015 que seguirá os objetivos e metas socioeconômicas da Agenda do Milênio. O Governo do Amapá e o Pnud estão fechando parceria que resultará em um plano de governo orientado pelos Objetivos de Desenvolvimento do Milênio (ODM).
O Governador do Amapá Waldez Góes foi recebido, há duas semanas, pela representante do Pnud no Brasil, Kim Bolduc, a quem entregou uma carta de intenções demonstrando interesse do Estado em incorporar os preceitos da Agenda do Milênio na elaboração da Agenda de Desenvolvimento Humano do Amapá que faz parte do Amapá 2015.
Durante o encontro, Waldez pediu apoio do PNUD não só nas orientações quanto à incorporação dos ODM, mas também cooperação técnica, para a confecção dos trabalhos de planejamento, acompanhamento e monitoramento das metas a serem alcançadas. A comissão técnica do Pnud irá identificar as carências e meios para cumprir a Agenda do Milênio.
A Agenda do Milênio estabelece 8 objetivos, 18 metas e 48 indicadores para o desenvolvimento do mundo, a serem cumpridos até 2015. As metas contemplam: redução pela metade da pobreza e da fome; universalização do acesso à educação primária; promoção da igualdade entre os gêneros; redução da mortalidade infantil; melhoria da saúde materna; combate ao HIV/AIDS, malária e outras doenças; promoção da sustentabilidade ambiental e estabelecimento de parcerias para o desenvolvimento.
O Amapá é o primeiro Estado brasileiro a procurar o Pnud para demonstrar o interesse em incorporar as metas num projeto de longo prazo. O Plano Plurianual 2008/2011 está sendo elaborado seguindo além dos ODM, um modelo de gestão por resultados.
O Pnud é o organismo internacional das Nações Unidas que tem por objetivo promover o desenvolvimento e eliminar a pobreza no mundo. Entre outras atividades o PNUD produz relatórios e estudos sobre o desenvolvimento humano sustentável e as condições de vida das populações. Também executa projetos destinados a contribuir para melhorar as condições de vida nos 116 países onde possui representação. O Pnud, conhecido por elaborar o Índice de Desenvolvimento Humano, coordena o trabalho das demais agências, fundos e programas da ONU.
(
Diário do Amapá, 30/07/2007)