O setor mineral do Pará vai passar por estrito levantamento, que indicará também sugestões a uma nova política, da produção à verticalização, em todo o setor e nas principais regiões mineralógicas e de produção de jóias no Estado. Um grupo de trabalho com este fim foi instituído por portaria conjunta das secretarias de Estado de Desenvolvimento, Ciência e Tecnologia (Sedect) e da Fazenda (Sefa).
Os principais objetivos do grupo de trabalho são: analisar a atual política de mineração no Estado, estabelecendo diagnóstico do atual modelo; preparar diagnóstico da gestão da indústria de base mineral do Estado; propor modelo com diretrizes alternativas consistentes com aspectos de infra-estrutura logística, produção de jóias, dinamização da economia local, vantagens ambientais, vantagens comparativas e competitivas dos negócios existentes, bem como a implantação de novas plantas industriais; organizar seminário sobre a gestão da indústria de base mineral do Estado, que consolide as proposições e estabeleça a Política Estadual de Mineração do Estado do Pará.
O grupo de trabalho fica vinculado ao Gabinete da Sedect e vai atuar sob a coordenação dos titulares da Sedect, Maurílio Monteiro, e da Sefa, José Raimundo Barreto Trindade. Compõem o grupo João Carlos Ribeiro Cruz, da Sedect; Laura do Socorro da Rocha Santos, da Sefa; Tatyane Chaves do Santos Amaral, da SEPOF; Eduardo José Monteiro da Costa, da SEIR; e Danilo Araújo Fernandes, da SEGOV.
O prazo inicial para a conclusão dos trabalhos é de 90 dias, prorrogável caso haja necessidade.
(Agência Pará, 30/07/2007)