Mais de 600 gestores públicos ambientais de 200 municípios brasileiros participam de hoje (31/07) a sexta-feira (03/08), na capital pernambucana, do 17º Encontro da Associação Nacional de Órgãos Municipais de Meio Ambiente (Anamma).
Segundo o vice-presidente da entidade promotora do encontro, Mauro Buarque, a idéia é trocar experiências para pactuar estratégias no sentido de tornar a gestão ambiental dos municípios mais eficiente.”A política ambiental do Brasil tem 26 anos, mas muitos municípios não foram contemplados com projetos de proteção dos recursos naturais”, destacou.
Entre os temas a serem abordados estão mudanças climáticas, aquecimento global, áreas urbanas de preservação, mecanismos de financiamento da gestão ambiental, além de destinação de resíduos sólidos e construção de parques urbanos.
Um dos conferencistas do encontro, que ocorre no Mar Hotel, no bairro de Boa Viagem, é o ministro interino do Meio Ambiente, João Paulo Capobianco. Ele vai falar sobre crescimento com responsabilidade socioambiental.
Experiências bem-sucedidas na área de meio ambiente, adotadas por cidades brasileiras, estarão sendo apresentadas durante a mostra de boas práticas ambientais, que vai ocorrer durante o encontro.
O seminário tem apoio do Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama), da Petrobras e do governo de Pernambuco.
(Por Márcia Wonghon, Agência Brasil, 231/07/2007)