A Fundação Municipal de Meio Ambiente (FMMA) de Gravataí participou da Mostra de Produtos da Agricultura Familiar, realizada no domingo (29/07), no salão de festas da Igreja Santa Luzia, no Distrito de Morungava. As agressões cometidas contra as nascentes do Rio Gravataí, as belezas de suas áreas preservadas e os cuidados que devemos ter para não desperdiçar água foram as principais informações transmitidas pelos servidores da FMMA.
Conscientização
O evento foi promovido pela Prefeitura, através da Secretaria Municipal de Agricultura e Abastecimento, numa parceria com o Conselho de Desenvolvimento Rural e apoio da Emater. A exemplo das palestras feitas nas escolas, no contato com a comunidade de Morungava foi destacada a campanha educativa "Viva o Rio Gravataí - Água: sabendo usar não vai faltar".
Realizada pela Prefeitura desde o ano passado, a iniciativa tem o propósito de preservar o rio que abastece cerca de um milhão de habitantes na Região Metropolitana de Porto Alegre. Durante o contato com os moradores e a distribuição de um folder educativo, a FMMA enfatiza a necessidade de se cuidar mais dos recursos hídricos. O chamamento busca sensibilizar para posturas corretas em respeito à natureza e à qualidade de vida.
Preservação do Arroio Demétrio
Durante a divulgação, também foi lembrado o estudo que o município vem fazendo para preservar o Arroio Demétrio, um importante alimentador do Rio Gravataí. O agricultor Luiz Mário da Silveira, morador da localidade de Mato Fino, comentou que quando era aluno da Escola Estadual Estado de São Paulo, no início da década de 90, foi falado à turma que o arroio precisava ser preservado. Agora, ele se mostra contente com a informação de que a Prefeitura está buscando a preservação do arroio que passa próximo de sua casa.
A mesma satisfação ao saber do projeto teve Afonso Fernandes, da localidade de Fazenda Fialho. Ele saudou a informação destacando que os maiores patrimônios dos agricultores são a terra e a água, numa alusão aos cuidados que devemos ter.
Projeto
O projeto lançado pela FMMA em defesa do Arroio Demétrio envolve professores, pesquisadores e acadêmicos. O projeto será vital para disciplinar a defesa dos espaços geográficos e os recursos hídricos nos 252 quilômetros quadrados por onde passa o Demétrio. A sub-bacia deste arroio, que nasce na divisa com Taquara, abrange os distritos de Morungava, Barro Vermelho e Itacolomi, além de parte do centro urbano, trecho onde o arroio é mais conhecido por Passo dos Ferreiros, na entrada do Parque dos Anjos.
(Ascom Prefeitura de Gravataí, 30/07/2007)