A Fundação Estadual de Proteção Ambiental (Fepam) publicou portaria, na última semana, autorizando o plantio de pinus em áreas de até 10 hectares, cujo licenciamento será realizado através de licença única. Já nas áreas entre 10 ha e 500 ha, será elaborado o Relatório Ambiental Simplificado. A determinação ocorreu após reunião entre a diretora-presidente da Fepam, Ana Pellini, os representantes da Associação dos Municípios dos Campos de Cima da Serra, do Sindimadeira e do gabinete do deputado Berfran Rosado (PPS).
O parlamentar já esteve duas vezes em Cambará do Sul e conheceu os problemas que a região dos Campos de Cima da Serra enfrentava quanto às licenças para o plantio de pinus. A reivindicação dos municípios era a de incluir a atividade de pinus na portaria nº 35/2007, que regulamenta o plantio de eucalipto e acácia, em áreas de até 40 hectares, através da licença única. "Esta é mais uma prova de que a Fepam e a Secretaria Estadual de Meio Ambiente estão sensíveis aos nossos apelos, entendendo que o desenvolvimento sustentável destes municípios depende das atividades de silvicultura", reconheceu Berfran Rosado, para quem é possível compatibilizar a preservação ambiental com o crescimento econômico.
Em recente seminário sobre arranjo produtivo da base florestal, que ocorreu em Rosário do Sul, Ana Pellini atestou que o "licenciamento social já está concedido à silvicultura, restando apenas o licenciamento ambiental", numa alusão às audiências públicas, que discutiram a proposta de zoneamento da silvicultura e que registraram aprovação maciça aos projetos de florestamento.
(Por Lurdes Nascimento, Agência de Notícias AL-RS, 30/07/2007)