Durante a São Leopoldo Fest, em São Leopoldo (RS)l, que se encerrou no último domigo, no Largo Rui Porto, junto ao Ginásio Municipal Celso Morbach, a União Protetora do Ambiente Natural (Upan) realizou, em seu estande, o cálculo gratuito das emissões individuais das emissões de gases do efeito estufa e quantas árvores seriam necessárias plantar para neutralizá-los.
De acordo com o coordenador do conselho diretor da Upan, Rafael Altenhofen, o cálculo foi realizado com base em parâmetros internacionais. “Criamos uma planilha em cima destes parâmetros para fazer o levantamento”, explica.
Quem teve curiosidade e realizou o cálculo, respondeu diversas perguntas sobre a sua rotina diária, como quantos quilômetros percorre por dia, se o deslocamento se dá por meio de veículo particular, motocicleta, ônibus ou trem, se realiza viagens aéreas, a quantia de lixo produzida, gastos com energia elétrica e gás de cozinha.
De acordo com Rafael, os cálculos resultaram entre 1,5 até 9 toneladas de emissão de gases do efeito estufa por ano. “Na nossa região, para neutralizar uma tonelada deve-se plantar aproximadamente cinco árvores”, explica. “Já na região do serrado são necessárias cerca de oito árvores.”
O servidor público federal Alessandro Jochem, 33 anos, que conferiu a programação da São Leopoldo Fest no final de semana, aprovou a iniciativa da Upan e realizou o cálculo. “Achei interessante, ajuda as pessoas a se conscientizarem sobre o problema e ainda dá a dimensão da contribuição de cada pessoa.”
(
VS, 30/07/2007)